
The Japan Times, 19 de Julho de 2002
Tradução: Michelle
“O que você está falando, mãe?” nosso aluno da segunda série perguntou repetidamente, e minhas tentativas de ajudar com sua lição de casa de kanji terminaram em frustração para nós.
Eu já havia sonhado em compartilhar um interesse mútuo em caracteres chineses com os nossos filhos. No final, eu fui forçado a admitir que o meu marido japonês, que aprendeu kanji da mesma forma do que o nosso filho mais velho Sean aprendeu, é melhor do que eu para servir como seu guia de kanji.
Durante os meus 20 e poucos anos, eu havia tentado, sem sucesso, resolver o caminho que as crianças japonesas fazem: através da memorização. Aos poucos, eu tinha vindo a perceber que os alunos adultos possuem poderes amigáveis usando a lógica para o kanji. Quando eu consegui aprender a escrever e memorizar os 1945 caracteres do Japão de uso geral (Jouyou), foi através da utilização de livros didáticos que quebram kanji em componentes, em vez de tentar (e muitas vezes falha) para memorizá-las como unidades inteiras.
Livros didáticos de kanji do ensino fundamental não tomam uma abordagem rigorosa passo-a-passo para ensinar componente kanji. Por exemplo, dois caracteres prescritos pela Educação do Japão e do Ministério da Ciência para a segunda série são話(falar) e活(ativo). Ambos contem o componente舌, um kanji que significa “língua”, que não é introduzida até o terceiro grau. Recentemente quando eu perguntei a Sean se sensei lhe dissera que舌quis dizer, ele me garantiu que ela não tinha. “Não confunda por meio da separação dos caracteres!” meu marido gritou do quarto ao lado.
Mais exemplos: mesmo que斤(eixo) é um componente em dois caracteres do segundo grau –近(fechar) e新(novo) - não é ensinada até a escola secundária. 空(céu) é introduzido no primeiro grau, perante os componentes que constituem, 工(embarcações) e穴(buraco). E sobre o caractere de 16 traços頭(cabeça)? Sean foi escrevendo頭repetidamente nesta semana, mas vai ter que esperar mais um ano antes de aprender a sua componente do lado esquerdo, 豆(feijão).
Livros didáticos para adultos iniciantes estrangeiros normalmente começam com os caracteres da primeiras e segundas séries do ensino fundamental. Isso reflete no Teste de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT). Cada um dos 80 caracteres testados no Nível 4 (a mais baixa) é um kanji de primeiro ou segundo grau. A tendência continua no nível intermediário: entre JLPT Nével 3 apenas 16 dos 245 caracteres testados estão acima do nível de terceiro grau.
Mas se o seu objetivo é internalizar todos os 1945 caracteres de uso geral, por favor, considere deixando de lado os livros que introduzem kanji na ordem utilizada para as crianças da escola japonesa, ou versões levemente alteradas mesmo. Em vez disso, ter uma abordagem analítica do caractere “a partir do zero”. Vá em frente e aprenda又(de novo), se os seus filhos frequentam escolas japonesas – é improvável encontrar até a escola secundária.
又convenientemente aparece como um componente em uma série de caracteres que muitas vezes visto como友(amigo), 反(anti), 受(aceitar), 返(devolver) e殺(destruir). Familiarizar-se com componentes como又pode ajudá-lo a lembrar das formas que tem os caracteres complexos.
Aqui estão alguns outros componentes úteis para adicionar ao seu kit de construção de kanji. Todos são caracteres de uso geral, mas é improvável que você possa encontrar em livros didáticos tradicionais de kanji básico – porque sua frequência de uso como caracteres independentes é relativamente baixo:
寸 (pouco, sun) é um componente em 付 (juntar), 時 (tempo), 守 (proteção), 村 (aldeia), 専 (exclusivo), 奪 (roubar), e muitos outros kanjis.
斗 (unidade de medida de volume, to) pode ser visto em 科 (objeto de estudo), 料 (material), 斜 (diagonal).
尺 (medir, shaku) é em 昼 (diurno), 駅 (estação), 訳 (tradução), 釈 (interpretar).
己 (o próprio, ko) é encontrado em 包 (envolver), 紀 (era), 配 (entregar), 改 (reformar), 港 (porto).
及 (alcançar a, kyuu) é em 級 (nível), 吸 (respirar), 扱 (manusear).
玄 (profundo, gen) pode ser visto em 率 (taxa), 畜 (pecuária), 磁 (ímã).
(Para uma lista completa de cerca de 500 componentes do kanji, consulte “Kanji ABC” [Tuttle, 1994] por Andreas Foerster e Naoko Tamura).
Observando meu filho sair de casa com seu Randoseru (mochila de escola primária), todas as manhãs, estou confiante de que ele está caminhando para a alfabetização em japonês, da maneira tradicional. No momento em que ele completa nove anos de escolaridade obrigatória, ele terá dominado 1945 kanjis. Eu, no entanto – como um adulto, não falante nativo de japonês – levou uma faixa mais rápido para a mesma linha de chegada. O meu plano de corrida incluía componentes de aprendizagem em primeiro lugar, mesmo quando eles são caracteres não ensinados aos jovens e crianças japonesas.
Qual faixa que vai assumir a corrida para alfabetização em kanji: o rápido, caminho adequado para estrangeiros adultos? Ou o tedioso, rota da memória para rastrear as crianças japonesas?