1) Medidas de competência comunicativa necessária para realizar tarefas
O JLPT cita a importância não somente ao (1) conhecimento do vocabulário do idioma japonês e gramática, mas também na capacidade de usar o conhecimento em comunicação real. A fim de executar varias “tarefas diárias” que requerem linguagem, não só conhecimentos linguísticos, mas também a capacidade de realmente usá-lo são necessárias. Portanto, o JLPT mede a competência comunicativa em língua japonesa abrangente através de três elementos: (1) para medir “A Linguagem do Conhecimento”, e (2) medir “Leitura” e “Auditiva”.
Devido a grande escala de testes, as respostas serão a pontuação da máquina. Nota-se que o JLPT não inclui seções para medir falar ou escrever diretamente na proficiência.
2) Selecione um nível adequado dentre cinco níveis
O JLPT é oferecido em cinco níveis (N1, N2, N3, N4 e N5). Para medir a proficiência do idioma japonês tanto quanto possível, os itens de teste são projetados para cada nível. N4 e N5 medida de entendimento do japonês básico que se aprende, principalmente, na sala de aula. N1 e N2 medir a compreensão do japonês usados em uma ampla gama de cenas cotidianas reais. N3 uma ponte entre N4/N5 e N1/N2.
3) Mede com mais precisão a proficiência do idioma japonês com pontuação em escala
Apesar dos melhores esforços para assegurar a consistência, é inevitável que o nível de dificuldade da prova seja um pouco diferente de sessão para sessão. Usando “pontuações brutas” ( de acordo com o número de respostas corretas) pode resultar em diferentes pontos do teste para os indivíduos com a mesma capacidade, dependendo a dificuldade de testes. Em vez de pontuações brutas, o JLPT adotou “pontuação em escala”. Pontuações em escala são baseadas no método de equalização e permitir a medição do mesmo tamanho, independente do momento em que o teste é feita.
Pontuações em escala JLPT permitem a maior precisão e indicam bastante capacidade da língua japonesa no momento do teste.
4) É oferecido “Lista de auto avaliação do JLPT”
Os resultados dos teste é somente com aprovaçã9/reprovação dos resultados não esclarecem o que os alunos podem fazer em japonês na vida real.
Por esta razão, o JLPT oferece “JLPT lista de auto avaliação” como uma referencia para interpretar os resultados dos testes.
Foi realizada uma pesquisa sobre “quais atividades são consideradas possíveis em japonês” com cerca de 65 mil examinados de 2010 e 2011. Os resultados foram analisados e a lista foi preparada.
A lista pode ser usada por examinados e outros como referencia para se ter uma ideia de “o que os examinados de um determinado nível pode fazer em japonês”.